ÁCAROS – INIMIGOS INVISÍVEIS

INIMIGOS INVISÍVEIS

O que são?
São microorganismos que se alimentam da descamação natural da pele, fungos e mofo e se desenvolvem em ambiente escuro, úmido e quente.

Onde encontrar? Nos sofás, estofados, tapetes, carpetes e principalmente nos travesseiros e colchões.
Como nos prejudicam? São os principais causadores de diversas doenças de fundo alérgico. O calor e a movimentação das pessoas na cama transformam as fezes e os cadáveres dos ácaros em um pó altamente alérgico, que acaba sendo inalado, provocando crises alérgicas, as quais ocupam o 6º lugar entre as doenças mais serias segundo a organização mundial da saúde.

Você sabia? Cerca de 30% da população mundial sofre de doenças respiratórias, das quais quase 80% são causadas por ácaros.

Fisioterapeutas e médicos recomendam a troca do travesseiro em 2 a 3 anos.
A cabeça é a parte do corpo com mais secreções (saliva, coriza, lagrimas, cera, suor, seborréia, cremes, perfumes, maquiagem e tinturas, o que aumenta a proliferação de ácaros, fungos e bactérias no travesseiro.

Um travesseiro sem tratamento anti-ácaro, com 6 meses de uso contém cerca de 300 mil ácaros, bastam 100 a 500 deles para provocar crises alérgicas.

Entre 20% a 25% do peso de um travesseiro velho é formado por ácaros vivos mortos e suas fezes.
Expor travesseiros e colchões ao sol é um grande engano, proteja seu travesseiro do sol e da umidade. O sol é um excelente agente de sanitização superficial, pois os raios ultravioleta eliminam os microorganismos da superfície. Por isso todos temos o costume de expor roupas, lençóis e tecidos ao sol, eliminando assim mofo e odores desagradáveis. 

Agora, no caso do travesseiro/colchão, é um grande engano, pois a moradia dos ácaros e microorganismos não é a superfície, e sim o seu interior. Se o travesseiro/colchão for exposto ao sol ocorre um aquecimento no seu interior, ambiente repleto de umidade, resíduos de pele, gordura e secreções. A elevação de temperatura causa aumento acentuado da proliferação de ácaros fungos e bactérias além de acelerar a pulverização das fezes e cadáveres de ácaros, elementos altamente alérgicos. Alem disso a radiação ultravioleta oxida a superfície do material deixando-a amarelada. Por isso o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro/colchão.
fonte: http://www.centraldasespumas.com.br/Dica01.aspx