Banana
Fonte: http://ritasousa.net/banana-caracteristicas-vitaminas-e-as-propriedades

A banana é um fruto da bananeira, uma planta herbácea, não é uma árvore, apesar do seu tamanho, é da família ( Musa Sapientum). As bananas constituem o quarto alimento mais produzido no mundo, perdendo apenas para o arroz, milho e o trigo. Existem variedades de bananas cultivadas em todo o planeta terra. Mais de 130 países, sendo originárias do sudeste da Ásia, atualmente cultivada praticamente em todas as regiões tropicais. Hoje o Equador, Costa Rica, Colômbia, Brasil e as Filipinas, são ao principais produtores de banana. A banana tem um grande auge para exportação, sendo a União Europeia e os Estados Unidos as principais potencias importadoras.
Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas:
-
O interesse nutritivo da banana é muitas vezes subestimado. Uma mistura muito complexa a cerca de 350 compostos voláteis (produtos químicos) está na origem do aroma principalmente o da banana.
- A banana é um fruto rico em carbono que se transformam à medida que amadurece. Primeiro sob forma de amido (29%) pouco digerível, convertem-se progressivamente em frutose, glucose e sacarose sendo rapidamente assimiláveis. A banana é um alimento energético à base de glucídios (substâncias hidrocarbonadas) com um índice glucídico médio (62) complementado por diversos minerias e oligo-elementos.
- A banana contém flúor (F). È rica em potássio (K): uma banana por dia assegura as necessidades de potássio e de magnésio (Mg). É Indicada principalmente para quem faz esportes e academia.
- O consumo de uma banana permite cobrir (40%) das necessidades diária de manganês (Mn). Devido a esta riqueza de manganês, a banana previne o envelhecimento e as doenças cardiovasculares.
- É uma excelente fonte de vitaminas B2 (riboflavina) B6 (piridoxina) B9 (ácido fólico). Ainda contém pectinas (anticancerígenas do cólon). Com seu teor em vitamina C confere-lhe em certo poder anti radicais livres.
- A banana quando madura serve como laxativa. Mas quando verde tem o efeito contrário.
- Os seus sais minerais são um bom fortificante dos ossos e também do sistema nervoso. Além disso é nutritiva, tónica e mesmo afrodisíaca.
- É indicada aos artríticos. É amiga do estômago hiper-sensíveis. Pois tem um efeito antiácido e uma ação protectora da mucosa gástrica.
- É benéfica para o metabolismo e boa assimilação proteica.
- A banana representa uma fonte alimentar importante para mais 400 milhões dos habitantes nos países tropicais.
Estados e problemas de saúde que a banana pode beneficiar:
-
Fragilidade da mucosa estomacal (acidez).
- Úlceras do estômago, colite.
- Raquitismo.
- Hipertensão.
- Trombose coronária.
- Diarreia dos bebés.
- Arteriosclerose (muito bom para a prevenção).
- Insuficiência renal.
- Hemorragia hemorroidal.
- Coagulação anormal do sangue.
- Para o sistema nervoso (principalmente para as mulheres e das crianças).
- Reumatismo, Gota, Ureia e Artritismo.
_ Mas atenção: a banana pode aumentar o muco. Então evitar comer crua as pessoas que sofrem de hepatite, dispepsia (dor ou um mal-estar na parte alta do abdómen) e icterícia (doenças do fígado, doenças das vias biliares).
- A banana rica em hidratos e carbono não é recomendada para aos diabéticos.
Dicas de como usar a banana para a nossa saúde:
Cãibras: comer 2 bananas por dia.
Depressão: no café da manha inclui 1 banana, durante 7 dias.
Pneumonia e doenças do pulmão: descascar 3 bananas maduras, colocar na forma, acrescentar 4 colheres de mel e levar ao forno por 30 minutos, o importante comer ainda morno.
Anemia: fazer refeições exclusivas de banana tanto crua ou assada 4 vezes por semana.
Asma: seiva da bananeira. Cortar a bananeira e aparar com um copo da seiva que escorre. Ferver e adoçar com mel. Beber quando estiver fria, 3 colheres 4 vezes ao dia.
Diarreia: cozinhar 2 banana verdes num litro de água, tomar 1 xícara de 3 em 3 horas. Fazer refeições sempre com banana pelo menos 3 vezes por semana.
Assim temos muitos motivos para fazer uso principal desta maravilhosa fruta, “Banana”, além de ter uma sabor fantástico ainda nos traz um grande beneficio para a nossa saúde. A banana ainda nos oferece uma boa opção na culinária, podemos fazer bolos, doces, vitaminas, sorvetes, bananas fritas e além de outros pratos deliciosos. E nos país produtores, a banana é utilizada na fabricação de bebidas alcoólicas tais como cervejas de banana. no Brasil e nas filipinas existe também o vinagre de banana.

Fruta de todas as estações
Fonte: http://www.acessa.com/saude/arquivo/ser_holistico/2008/05/02-artigo

O conceito alcançado pela banana no exterior, é grande. É sobremesa fina e obrigatória nos melhores hotéis. Dão-lhe muita “importância e consideram-na superior à maçã”. Nosso povo precisa conhecer o valor de um dos nossos mais ricos alimentos, entre os quais figura a banana, para que possa comer melhor e mais barato, não desperdiçando o que é tão valioso para a nossa saúde.
A banana deve ser comida ao natural ou misturada em saladas, com outras frutas. Podemos usar, também, com vantagem, os doces de banana, as bananas dessecadas e a farinha de banana, que são alimentos principalmente energéticos. A banana pode ser incluída na dieta infantil desde os seis meses de idade. Nos Estados Unidos ela é ministrada mais cedo às crianças. Passada no liquidificador é incluída na mamadeira.
Quem se lembra da estratégia usada em quadra pelo tenista Gustavo Kuerten nos seus dias de glória nas quadras dos jogos de tênis internacional? Sim ele comia bananas entre uma raquetada e outra, fruta esta que está ao alcance das mãos do mais simples dos homens.
Não era somente o potente saque, que lhe dava pontos. Também não era a cara raquete Head Luxilon, a preferida do supercampeão, um luxo para poucos. A resposta não poderia ser mais singela. É a banana. Guga costuma comer a fruta durante as partidas como forma de evitar cãibras. É um truque que ele ensina em seu site e que já foi visto por centenas de torcedores nas transmissões de campeonatos pela TV.
Não é por acaso que a banana como energético, é a fruta nº. 1 dos atletas bem sucedidos do mundo.
Não se trata de mania. A estratégia funciona mesmo. Está confirmado a eficácia da banana contra a cãibra se o problema for causado pela falta de potássio (uma das causas da dor). É a fruta mais rica nesse mineral. Quem não gosta do sabor da fruta encontra outras opções para driblar o problema. A laranja, por exemplo, é uma boa alternativa para consumir potássio com menos calorias.
A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e, principalmente dos idosos, está sendo recomendada pelos especialistas, depois que estudos acentuaram a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive o coração.
Uma banana média - daquelas conhecidas como banana prata - com aproximadamente 115 gramas, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de cem calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. A banana prata tem 71 calorias. Já a laranja-pêra, 50 calorias.
As pesquisas têm comprovado que...
Foto de bananas A inclusão da banana na dieta habitual reduz o risco de derrame e das doenças relacionadas à pressão sangüínea, como a hipertensão e o acidente vascular cerebral (AVC). Essa afirmação poderá até constar do rótulo da fruta e de seus produtos derivados nos Estados Unidos, depois que as autoridades normativas de drogas e alimentos (FDA) aprovaram os estudos apontando os benefícios da banana.
A banana é um alimento especial em caso de anemia. “A cura de banana”, é recomendada contra a prisão de ventre crônica, os transtornos do estômago (como acidez gástrica), as enfermidades do sistema nervoso, a paralisia, a poliomielite, a insônia, as persistentes dores de cabeça, a obesidade...
Fazendo-se três refeições ao dia, pode-se realizar da seguinte maneira a cura de banana:1º dia - duas bananas em cada refeição, 2º dia - três bananas, 3º dia - quatro bananas, 4º dia - cinco bananas. Durante mais de 15 dias consecutivos use 5 bananas. No 22º dia reduza para quatro bananas, no 21º dia para três bananas, no 20º dia termine com duas bananas.
Essa fruta é muito recomendável também contra as enfermidades renais, nefrite, hidropisia, gota, afecções do fígado, cálculos biliares, tuberculose, escrofulose.
Contra a prisão de ventre comem-se algumas bananas de manhã, em jejum. A banana ligeiramente assada, exalando seu aroma, come-se quente para combater as pneumonias.
Contra as diarréias, toma-se o caldo do cozimento da banana-maçã verde. Também, contra as diarréias e disenterias, se utiliza a farinha de banana verde, como alimento.
Ossos - Há outros componentes encontrados nas frutas que contribuem para manter o corpo em ordem. Frutas que contenham vitaminas do complexo B - abacaxi, ameixa vermelha, framboesa, figo e carambola, entre outros - são bem-vindas. Essas substâncias são importantes porque estão associadas ao bom funcionamento do sistema nervoso. O ácido fólico, uma das vitaminas do complexo B, por exemplo, é bastante indicado durante a gravidez, pois colabora na produção de material genético (DNA) dentro das células.
Coma mais banana!
Foto 
de Armando Falconi segurando algumas bananas Se deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana.
Contendo três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.
Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes.
A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária. Dentre outros, citamos os seguintes exemplos:
  • Anemia: contendo muito ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
  • Capacidade mental: pesquisa mostra que frutas com elevado teor de potássio ajudam alunos a aprender e a manter-se mais alerta (no café da manhã, lanche e almoço), para elevar sua capacidade mental.
  • Depressão: de acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém "trypotophan" , um tipo de proteína que o organismo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.
  • Azia: as Bananas têm efeito antiácido natural. Se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar-se.
  • Picadas de mosquito: antes de usar remédios, experimente esfregar a parte interna da casca da banana na região afetada. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço e a irritação.
  • Excesso de peso e stress do trabalho: estudos do Instituto de Psicologia, na Áustria, mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como chocolate e biscoitos. Examinando 5 mil pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que tinham trabalhos com maior pressão. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, precisa-se controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • Úlcera: usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
  • Estresse: potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando estressados, a taxa metabólica eleva-se, reduzindo os níveis de Potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.
  • Verrugas: os naturistas afirmam que se quisermos eliminar verrugas, basta colocar a parte interna da casca de banana sobre elas e prendê-la com gaze ou fita cirúrgica.
Como vêem, a banana é um remédio natural contra muitos problemas.
Comparada à maçã, tem: quatro vezes mais proteína, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes mais outras vitaminas e sais minerais.
Então cabe repetir …“Uma banana ao dia dispensa muitos medicamentos".
Mas é sempre bom lembrar: banana demais aumenta a cintura de qualquer um. Portanto, é bom comer com equilíbrio.
Esperamos que as nossas palavras nestes dois artigos possam estimular aqueles que já consomem esta fruta extraordinária, a perseverarem, assim como, aqueles que ainda não eram consumidores regulares a entrarem no time de saúde e equilíbrio através das frutas.
Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.
Encerramos com saudações holísticas!

Armando Falconi Filho
é terapeuta holístico, consultor, conferencista e advogado.